Tivemos como objetivos, discorrer sobre a campanha da Organização Mundial da Saúde, atender as metas propostas, dialogar de forma sem estigmas sociais sobre o suicídio, como estar atento aos sinais para evita-lo e atender ao principal lema da nossa roda, “Falar é a melhor solução”
Pode-se afirmar que o projeto tinha como metas o envolvimento, mobilização na divulgação e contribuição durante a roda de conversa, dos associados do clube, de outros clubes, visitantes e convidados. Tendo como outra meta a conscientização sobre a valorização da vida através da campanha do “setembro amarelo” e a devolutiva positiva por parte dos envolvidos no projeto.
O desenvolvimento do projeto estabelece-se a partir do momento que este é um tema que na atualidade há uma demanda enorme entre os jovens e os próprios associados enxergam-o como necessário para se dialogar dentro do clube, além desta campanha mensal que é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde e abordada em diversos ambientes da sociedade.
Os beneficiários diretos são os participantes da roda de conversa, que esclareceram suas dúvidas, trouxeram suas contribuições e que exerceram uma escuta, dessa forma agregando novos conhecimentos as suas vivências. Um beneficiário indireto é o clube que traz um tema muito relevante para o diálogo, abrindo as portas para a campanha, o que traz uma avaliação positiva por parte da comunidade e que fortalece a ação da OMS que através de mais um projeto pautado em suas campanhas, torna-se mais conhecido por novos públicos .
A “Roda de conversa – Falar é a melhor solução” foi um projeto desenvolvido pelo Interact Club de Penápolis, com a parceria e o apoio da profissional em psicologia e Presidente do Rotaract, Gabriela Silva, objetivando conscientizar sobre a valorização da vida, pois o projeto foi realizado no mês de setembro, mês este que tem como a cor de uma de suas principais campanhas, o amarelo, que simboliza o mês de prevenção ao suicídio.
A roda de conversa foi realizada pela plataforma de chamadas de vídeos, Google Meet, tendo como mediação o interactiano Vitor Manoel e a palestrante como já citada, Gabriela Silva, houve o envolvimento de associados, visitantes e convidados, onde todos tiveram a oportunidade de socializar as suas dúvidas e comentários sobre o tema.
Participação satisfatória dos interactianos e convidados, questões de diálogo enriquecedoras e que contribuíram para o conhecimento de todos participantes, número expressivo de interações no chat, avaliação positiva dos envolvidos no projeto e desta maneira resultados condizentes com as metas estipuladas previamente
O projeto “Roda de conversa - Falar é a melhor solução” idealizou-se a partir da temática mensal, setembro amarelo, o mês destinado para valorização a vida e prevenção ao suicídio, proposta pela Organização Mundial da Saúde junto à Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio.
Pelo motivo da valorização à vida ser algo que deve-se trabalhar em todos ambientes sociais, os associados do clube sugeriram um projeto nessa área e em reunião no dia 30/08/2021 realizada às 18h35min foi feito alinhamentos sobre tudo relacionado a roda de conversa e demais projetos que se desenvolveram em total diálogo a este.
Sobre o tema geral da roda decidiu-se ser “Falar é a melhor solução” e trabalhar a exclusão social das pessoas na pandemia, assuntos estes abordados com frequência na campanha e para abordar sobre, o clube conseguiu a parceria da psicóloga Gabriela Silva, que além de profissional na área, é presidente do Rotaract Club de Penápolis.
No dia 08/09/2021 foi passado para o clube todas as ideias pensadas para a roda de conversa,houve a aprovação do clube para com projeto e desta forma marcamos a ação para o dia 18/09/2021 com horário a decidir,mas depois combinou-se às 15 horas, pela plataforma Google Meet, horário e plataforma mais acessível ao clube, designou-se a mediação para o interactiano Vitor Manoel e as artes de divulgação seriam feitas pela Comissão de Imagem Pública.
A ação foi divulgada no dia 17/09/2021 nas redes sociais do clube e em grupos de WhatsApp de Interact e em sua execução como alinhado da ação houve o envolvimento de associados, convidados e pessoas de outros clubes, atingindo-se a meta sobre envoltura por parte de membros da família e pessoas da comunidade em geral, tudo ocorreu conforme combinado e alinhado em reuniões, foi extremamente ativa a interação do público com a psicóloga Gabriela com contribuições de relatos pessoais e dúvidas, todas esclarecidas e comentadas durante a roda e o tempo de duração foi de aproximadamente uma hora.
Decorrente a problemas internos para confecção das artes, tivemos pouco tempo para divulgação da roda de conversa e alguns associados estando fadigados das plataformas de encontros remotos não viram a oportunidade para interação.
Todas as metas foram alcançadas
Contribuição para com a campanha da Organização Mundial da Saúde, ação que somou para a desassociação do tema a um estigma social, socialização durante o projeto de vários contatos de psicólogos que desenvolvem atendimentos voluntários e orientação aos membros da roda de como auxiliar os acometidos por problemas que estão afetando seu psicológico.
História
Colégio de Governadores
Governadores Assistentes
Equipe Distrital
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios